O mentoring é um processo muito usado em outros países e, infelizmente, pouco aproveitado no Brasil. A verdade é que as empresas brasileiras ainda não entenderam a real importância dessa ação.
Esse processo é capaz de trazer diversos benefícios, como qualidade na aprendizagem organizacional, melhor aproveitamento dos talentos, redução de custo com treinamentos, aumento da produtividade, etc.
Se você ainda não conhece o processo de mentoring e quer entender como ele proporciona cada um dos benefícios que citamos acima, leia esse post até o final!
Se traduzirmos para o português, mentoring significa “mentoria” ou “tutoria”. Esse processo é de responsabilidade do setor de Recursos Humanos da empresa, até porque o foco é o aprendizado e o desenvolvimento da carreira dos colaboradores.
Atualmente, o mentoring é considerado uma das melhores ferramentas para o desenvolvimento organizacional, pois é capaz de usar toda a experiência da empresa para empolgar e capacitar os colaboradores, impulsionando, assim, o poder de criatividade e de inovação de cada um deles.
Empresas que investem nessa ferramenta se tornam mais eficientes no desenvolvimento, tanto da empresa quanto de cada profissional. Sendo assim, o mentoring capacita organizações, tornando-as competitivas no mercado.
“Tá, mas quais são os benefícios do mentoring?”.
Pode ficar tranquilo: apresentaremos as principais vantagens do mentoring para sua empresa começar a investir nesses processos e se destacar da concorrência!
Com mentores treinados e capacitados, sua empresa conseguirá passar o conhecimento necessário para que o colaborador atinja bons resultados.
Esse processo é muito mais ágil que qualquer tipo de treinamento — o objetivo do mentoring é, além de possibilitar a aprendizagem, fazer isso de forma ágil.
Portanto, se o objetivo da sua empresa é passar conhecimento aos colaboradores para torná-los mais produtivos, saiba que o mentoring é uma ferramenta muito utilizada e benéfica nesse sentido.
Os talentos da empresa precisam ser aproveitados. Você sabe quanto custaria um novo? Isso é o que toda organização busca no mercado: uma pessoa positiva que executa as tarefas e tem compromisso.
Então, quando você consegue alcançar esse talento não pode, não pode perdê-lo em hipótese alguma. Para evitar perdas, sua empresa pode investir em mentoring.
Quando uma pessoa tem um mentor dentro da organização, pensa duas vezes antes de sair dela. O pensamento é o seguinte: “se estou aqui, sou valorizado e tenho chances de crescimento, por que sairia?”.
Acredite, esse processo é extremamente eficiente para aproveitar os talentos!
Os mentores são capacitados pela sua própria empresa. Ou seja: o custo é muito baixo em comparação com treinamentos e desenvolvimentos. É muito mais fácil treinar uma pessoa que contratar uma empresa terceirizada para fazer o processo de desenvolvimento.
Além disso, mentores podem ficar anos na sua organização. Já o processo de desenvolvimento acontece apenas uma vez — e cobra-se bem caro por isso.
Quando sua empresa investe em mentoring e consegue ter qualidade na aprendizagem, melhor aproveitamento dos talentos e redução de custo com treinamentos, consequentemente aumenta a produtividade.
O foco de todo o processo de mentoring é o desenvolvimento humano e pessoas que se desenvolvem na sua empresa são gratas e se sentem valorizadas. Pode ter certeza: um colaborador motivado alcança resultados imensuráveis!
Gostou desse post sobre mentoring? Então, cura a página do blog no Facebook e fique por dentro de novos conteúdos sobre esse assunto!
Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.