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Qual é a importância da comunicação no ambiente de trabalho?

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A habilidade de comunicação é muito mal compreendida. É comum acharem que hábil em comunicação é aquela pessoa que aparentemente fala bem, é desinibida e tem  certo carisma. Isso é um equívoco. 

 

Carisma não resolve tudo, e nem comunica. Pelo contrário, muitos têm apenas carisma ou são bons em oratória e se apoiam nisso para esconder a ausência de todos os outros componentes fundamentais para uma boa comunicação.

 

Problemas de comunicação são recorrentes nas empresas. É possível que, em vez de comunicar necessidades, as pessoas simplesmente acusem as demais ou se justifiquem quando elas não são atendidas. 

 

Isso é extremamente contraproducente. Se é esperado que um relatório seja feito por alguém da equipe, por exemplo, mas isso não é comunicado expressamente, é possível que o relatório nem sequer seja feito. 

 

No fim, todos os membros da equipe são julgados como negligentes, sendo que a tarefa, na verdade, nem foi especificamente delegada. Todo esse julgamento e mal-estar poderiam ter sido evitados se a comunicação tivesse sido clara logo de início.

 

Qual é a importância da boa comunicação no ambiente de trabalho

É possível solucionar uma série de problemas por meio de uma boa comunicação. Dar  feedback aos colaboradores a fim de solucionar questões comportamentais é um exemplo de como a boa comunicação é importante. 

 

Por meio dela também é possível transformar atitudes, solidificar conceitos durante um treinamento ou reforçar uma conexão emocional com as pessoas.

 

A comunicação está relacionada à construção de equipes eficazes, que se sentem à vontade para tratar de assuntos espinhosos entre si, compartilhar ideias e colaborar. O que favorece a criação de espaços de trabalho mais democráticos. 

 

De acordo com um artigo da Michael Page, uma das maiores especialistas em recrutamento especializado do mundo, quando há uma boa comunicação entre colaboradores e líderes, eles são muito mais propensos a apresentar suas ideias. 

 

A inovação depende fortemente disso. Então, uma organização que incentiva a comunicação é muito mais propensa a ser inovadora.

 

A delegação de tarefas, a gestão de conflitos, a motivação e a construção de relacionamentos, responsabilidades dos gestores, são facilitadas por uma boa comunicação no ambiente de trabalho.

 

Afinal, uma boa comunicação não é apenas a capacidade de falar com as pessoas, mas de capacitá-las a dialogar entre si, algo importante quando se trabalha em times integrados.

 

Qual é o papel do líder na comunicação no ambiente de trabalho? 

 

Construir relações de confiança, ter empatia, buscar soluções e saber se relacionar com as diferenças são responsabilidades do líder e estão intimamente relacionadas à habilidade de comunicação. 

 

Na rotina do líder, é preciso criar conexões e mostrar aos colaboradores que ele se importa com o time, que os projetos de cada um são igualmente relevantes, e que trabalharão juntos para atingir os objetivos comuns. 

 

Para isso, a comunicação é um fator-chave. O gestor não deve limitar sua liderança à posição que ocupa nem fazer com que ela dependa do seu carisma. É preciso que lidere em função do seu propósito e das suas habilidades, tendo em vista os resultados e o time.

 

Quais são os canais de comunicação de uma empresa?

 

Existem diversos canais de comunicação interna em uma empresa, dentre eles:

 

  • intranet;
  • WhatsApp;
  • e-mail;
  • ferramentas como Teams, Slack, Bitrix24

 

Os problemas de comunicação, porém, se devem menos à ferramenta usada e mais ao fato de que, geralmente, as pessoas recebem uma enxurrada de informações que as deixam sobrecarregadas. 

 

No fim, as conversas importantes se perdem, tanto no chat quanto na memória, em meio a tantas informações supérfluas. 

 

No que se refere à comunicação, é preciso ter cuidado para não usar uma boa habilidade, porém, no formato errado. Hoje, não nos comunicamos apenas presencialmente, mas por diferentes canais, como os mencionados, e cada um tem suas regras de uso implícitas.

 

Por exemplo, você pode ser o rei da oratória e apresentar seus pontos de maneira interessante. Mas se fizer isso por meio de áudio de WhatsApp superlongo , em vez de prender a atenção, vai provocar desinteresse, e talvez até nem seja ouvido. 

 

Lembre-se também de que a comunicação está muito além da fala. Por meio da linguagem corporal, é possível comunicar confiança, disponibilidade, empatia, e assim por diante.

 

Como garantir que haja boa comunicação no ambiente de trabalho, seja ele presencial, híbrido ou remoto?

 

Comunicar bem, primeiramente, exige uma clareza mental do assunto a ser comunicado e dos objetivos que se espera alcançar. Caso contrário, dificilmente conseguirá se expressar da maneira adequada.

 

Defina qual é o problema central; quais são as possíveis soluções; o que você espera comunicar; o que você espera das pessoas; quais são os desafios; aonde você quer chegar. 

 

Essa estrutura serve como base para elaborar sua apresentação e criar sua narrativa — técnica também conhecida como storytelling

 

A importância dessa técnica para as organizações é tamanha que pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), líder em pesquisas tecnológicas, estudam a ciência de contar histórias transpondo-as para os negócios. 

 

O storytelling deixou de ser usado apenas nos roteiros e passou a habitar as empresas também como ferramenta de comunicação, já que nós, humanos, nos envolvemos muito mais com narrativas do que com dados ou fatos de maneira isolada. 

 

Jeff Bezos, fundador da Amazon, baniu as apresentações em PowerPoint justamente por acreditar que tal formato não é efetivo para comunicar. 

 

Cada vez que o colaborador vai apresentar suas ideias, ele precisa escrever o que fez, narrar o processo, escrever sobre as ideias e, a partir disso, concluir de forma cativante.

 

Dessa forma, consegue captar a atenção do interlocutor, de modo que a transmissão da mensagem é mais eficaz e o engajamento da audiência, maior. 

 

Quais são os principais desafios na conquista de uma comunicação eficiente na empresa?

 

Um dos principais desafios na comunicação interna das empresas é a comunicação unilateral. Nela, apenas um lado se expressa, sem haver diálogo, e não é possível notar a reação do interlocutor e adaptar o discurso. 

 

Isso exige uma escolha cuidadosa de palavras e das estruturas de frases (principalmente na escrita), a fim de evitar dubiedades e mal-entendidos. Lembre-se de que você é o responsável pela mensagem que você transmite. 

 

Ainda, seja na comunicação unilateral, seja em reuniões ou diálogos, é preciso ter empatia, criar conexão e adaptar a linguagem ao interlocutor. Afinal, desde as palavras que você utiliza à forma e à energia que você emprega ao usá-las, tudo  impacta quem ouve.

 

Que problemas a má comunicação no ambiente de trabalho pode acarretar?

 

A má comunicação no ambiente de trabalho pode abrir brechas a más interpretações que podem beneficiar alguns e prejudicar outros, gerando precedentes perigosos. 

 

Um exemplo disso é quando um líder tem mais afinidade com algum colaborador e, por terem um diálogo mais aberto, o líder costuma atender às demandas desse colaborador com mais recorrência e manter a burocracia para os demais. 

 

Nesse caso, a má comunicação prejudica a transparência e gera até mesmo um problema ético na organização. É preciso atentar-se ao modo de se comunicar, para que os colaboradores não se sintam ameaçados nem fiquem na defensiva.

 

Outro desafio é manter o time engajado. Se não for capaz de comunicar adequadamente, será difícil fazê-los enxergar o porquê das coisas. 

 

Segundo o artigo “How Great Leaders Communicate” (“Como os grandes líderes se comunicam”, em tradução livre), publicado na Harvard Business Review, até a melhor ideia do mundo terá pouco valor se um líder não conseguir comunicá-la aos demais e persuadi-los a compartilhar a visão.

 

Quais são os benefícios de uma boa comunicação no ambiente de trabalho?

 

A boa comunicação no ambiente de trabalho favorece o trabalho em equipe e a gestão da diversidade. Afinal, quem se comunica bem também sabe ouvir e, portanto, compreende melhor o outro. 

 

O gestor que se comunica bem terá mais facilidade para trabalhar com quaisquer pessoas ou grupos compostos por diferentes personalidades, estilos de trabalho ou níveis de motivação. 

 

Nesse sentido, a organização é beneficiada como um todo, pois se alcançam melhores resultados como time. 

 

Segundo artigo publicado pela revista Forbes, dentre as organizações que enfrentam problemas com retenção de talentos, 30% delas sofrem desse mal graças à comunicação ineficaz entre gestores e colaboradores. 

 

O artigo aponta, ainda, que ambientes de trabalho que adotam uma comunicação normalmente têm menos conflitos internos e são mais favorecidos pela pluralidade cultural.

 

O recrutamento também é beneficiado pela boa comunicação. Quando há uma vaga disponível, a primeira possibilidade, e talvez a mais óbvia, é divulgá-la internamente, além de publicá-la nos meios de comunicação da empresa. 

 

Caso o ambiente de trabalho seja positivo, será fácil identificar talentos internos para ocupar a posição, pois os gestores saberão quem está alinhado com o cargo disponível. 

 

Conclusão

 

É muito comum haver problemas de comunicação nas empresas hoje, e isso se deve a muitos fatores. O primeiro deles é que os mercados têm mudado cada vez mais rapidamente e os desafios para se manter competitivo e relevante só aumentam. 

 

Existe, ainda, uma disputa pela atenção. As pessoas são constantemente bombardeadas por informações, distrações, notificações e estímulos, enquanto as conversas de fato relevantes acabam sendo postergadas ou se perdem em meio ao ruído. 

 

As empresas têm de lidar com isso, mas também seguir gerindo pessoas de forma respeitosa e transparente, mesmo em cenários de disrupção e, muitas vezes, de incerteza. 

 

Por isso, existe a máxima de que “over communication is better than under communication”, ou seja, “se comunicar demais é melhor do que se comunicar de menos”. Fato é que se comunicar com efetividade segue sendo a melhor opção.

 

Ricardo Basaglia é CEO da Michael Page no Brasil e é autor do best-seller Lugar de Potência. Hoje é o headhunter mais acompanhando do Brasil, produzindo conteúdo sobre Carreira & Liderança nas redes sociais e podcast. https://www.instagram.com/ricbasaglia/

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