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Gestão de RH: o que faz um gestor de RH e dicas para aprimorar a gestão

Atuação dos gestores de RH nas empresas

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O que é gestão de RH e o que faz um gestor de RH? Entender a função do setor e desse profissional é essencial para melhorar os resultados da empresa. Especialmente, quando o assunto é promover uma cultura organizacional mais consistente – tanto para funcionários quanto para líderes -, e aplicar boas práticas de gestão de pessoas.

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Por isso, criamos esse miniguia para contribuir com o que você sabe sobre o gestor de RH. Confira!

 

O que faz um gestor de recursos humanos? 

 

Inicialmente, é importante destacar que o gestor de RH atua como organizador e facilitador das relações internas, sendo o representante dos funcionários e elo entre eles e seus gestores.

Nesse sentido, sua função tem como foco quatro grandes pontos: atração, retenção, desenvolvimento dos profissionais e manutenção do clima organizacional. Portanto, o gestor de recursos humanos possui um cargo estratégico. Afinal, ele cria processos para que cada um desses objetivos seja alcançado.

Abaixo listamos as características dessas funções. Veja.

 

Atração, recrutamento e seleção 

 

O momento de abertura e descrição de uma vaga de trabalho devem ser definidos estrategicamente. O ideal é que tanto os gestores da área que está contratando quanto o gestor de RH alinhem o perfil da posição e do profissional desejado.

No desenho da vaga e durante o processo seletivo, portanto, são considerados conhecimentos técnicos e traços comportamentais. Além disso, são analisadas a realidade do mercado e a situação da própria empresa – isso tudo, para a definição de salário, benefícios e horários.

 

Treinamento e desenvolvimento


Passada a etapa de seleção e recrutamento, é feito um treinamento inicial chamado onboarding. Com ele, o novo funcionário conhece a cultura da empresa e sabe mais sobre o setor onde irá atuar.

Aqui, o gestor de RH apresenta como a empresa funciona e é constituída, especificidades do setor de atuação e da função do empregado, além de seus direitos e deveres.

Com isso, o novo integrante da equipe pode desenvolver suas atividades mais consciente sobre a empresa, incorporando a cultura dela com facilidade.

Além disso, por meio desse primeiro treinamento e em parceria com o líder da área onde o novo colaborador está alocado, o gestor de recursos humanos pode identificar oportunidades de desenvolvimento profissional do time.

Outro ponto interessante é que muitas empresas já trabalham com o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) – planejamento de projeções profissionais de cada funcionário a favor do desenvolvimento individual. Afinal, contribuir com o crescimento pessoal do colaborador é, também, contribuir com os resultados da companhia.

Nesse sentido, promover avaliações e planos de capacitação periódicos são ações que ajudam a aumentar a qualidade de desempenho da equipe, alavancar a produtividade, gerar engajamento e consolidar pontos positivos da cultura organizacional.

 

Desenvolvimento do clima organizacional

 

Com funcionários engajados e motivados por ações contínuas do setor de recursos humanos, o clima organizacional é diretamente impactado de forma positiva.

Inclusive, identificar esses sentimentos e manifestações intangíveis – como a motivação de um profissional e de uma equipe – é outra função do dia a dia do gestor de RH.

 

Retenção de talentos

 

Reter talentos é outra ação essencial da rotina do setor de gestão de recursos humanos.

O resultado de uma boa seleção, da promoção de treinamentos e capacitações e de um clima organizacional positivo contribui para que o índice de turnover da empresa seja equilibrado.

Aqui, o gestor de RH deve acompanhar o desenvolvimento individual do colaborador, o trabalho em equipe, e criar políticas eficientes de cargos, salários e benefícios.

Falando em benefícios, as soluções da Ticket, por exemplo, auxiliam significativamente a gestão de RH. Isso, por que são opções eficientes e com ótimo custo-benefício, como: ticket alimentação, ticket cultura e ticket saúde.

Aproveite e veja 5 estratégias para reter talentos.

 

4 características principais do gestor de RH

Empatia

 

Alta capacidade de entender outras pessoas é uma habilidade que faz parte do perfil empático – fundamental para o profissional de RH.

Isso, porque se colocar no lugar do outro permite entender limitações e reconhecer potencialidades – o que ajuda a identificar problemas, desenvolver soluções e contribuir para toda a empresa.

 

Liderança

 

Saber liderar é diferencial para profissionais de recursos humanos. Delegar tarefas e identificar talentos, motivando a equipe a construir um caminho de sucesso é peça chave no trabalho dos gestores de RH.

 

Proatividade

 

Estar sempre à frente das demandas, encontrando soluções de forma rápida e intuitiva contribui para a dinâmica rotina do gestor de recursos humanos.

 

Visão Estratégica

 

Por fim, ter a visão do todo, sabendo onde cada peça organizacional se encaixa, é uma capacidade que contribui essencialmente para o trabalho dos gestores de recursos humanos.

Nesse sentido, a missão é identificar potenciais funcionários, características e perfis que irão alavancar negócios.

Leia também: Ambiente de trabalho – 5 dicas para adaptar o espaço e motivar sua equipe.

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