Investir na diversidade não se trata apenas de uma questão social, estudos revelam que empresas que possuem maior representatividade no time tendem a ser mais eficientes e alinhadas com os objetivos delineados pela Gestão de Pessoas, uma vez que estes profissionais abrem portas para novas soluções e contribuem para o sucesso de uma organização.
Em outras palavras: grupos de distintas classes sociais, idades, culturas, gêneros, etnias, orientações sexuais ou deficiências geram um maior senso de pertencimento entre os colaboradores, conectam as equipes através de diferentes perspectivas e consequentemente, trazem resultados mais visionários para a companhia.
Nos últimos anos, esse tema vem ganhando bastante destaque para garantir o aumento da participação, desempenho e remuneração desses colaboradores. Porém, é importante lembrar que a diversidade no local de trabalho não se estende apenas à contratação de diferentes perfis mas também à garantia de que os benefícios proporcionados sejam iguais.
Para atender a diversidade dos colaboradores e necessidades individuais existentes, os profissionais de Recursos Humanos podem oferecer cartão alimentação, cartão refeição ou benefícios flexíveis – soluções estas que englobam todos os colaboradores e são tão importantes e vantajosas quanto o próprio salário.
Mesmo alguns esforços bem intencionados podem prejudicar o andamento do negócio a longo prazo e por isso, é importante que os profissionais de Recursos Humanos conheçam algumas das maneiras mais eficazes para promover a diversidade em suas empresas. Confira abaixo alguns exemplos:
Para promover um ambiente de trabalho mais diverso, sua empresa deve integrar líderes que incorporem esses valores. Antes de tudo, a implementação de um programa de treinamento em diversidade é um passo importante para ajudar a reduzir não somente o risco de discriminação no local de trabalho, como também reclamações de assédio.
No entanto, a diversidade não pode ser limitada a uma iniciativa ocasional. Empresas que contratam e promovem uma liderança diversificada em gênero, raça, etnia, orientação sexual, nacionalidade, educação, idade ou mais possuem à sua disposição profissionais com diferentes visões e experiências que naturalmente trazem soluções mais criativas para o negócio, resultando em uma empresa que não precisa “tentar” ser diversa, pois na prática, ela de fato é.
Como mencionamos anteriormente, muitas organizações tentam educar seus colaboradores sobre diversidade, mas não a praticam efetivamente. Ter profissionais plurais em diferentes equipes em todos os níveis da organização garante que os demais vejam as qualidades humanísticas em pessoas de diferentes origens para que possam aprender a trabalhar juntos e se relacionar uns com os outros. Essa troca é extremamente saudável e resulta inúmeros benefícios, como por exemplo:
Promover uma ouvidoria interna para que os colaboradores possam expressar suas preocupações e opiniões sem medo é uma ótima maneira de ajudar sua equipe a se sentir mais conectada, incluída e valorizada. Afinal, é fundamental criar um ambiente onde essas pessoas se sintam à vontade para expressar suas preocupações e opiniões sem medo de vitimização. Por outro lado, a liberdade de expressão sem medo também capacita as empresas a não apenas ouvir, como também adotar ativamente diversos pontos de vista para que em seguida, possam colocá-los em prática.
Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.