Neste texto, vamos explorar uma questão importante relacionada ao cartão alimentação: o que não pode ser adquirido com esse benefício.
Para ajudar a esclarecer essa questão, preparamos este artigo especial, explicando em detalhes itens que podem ou não serem comprados com o vale alimentação. Acompanhe até o final e fique por dentro do assunto.
De acordo com a lei 14.442/2022, trouxe algumas regras para o auxílio-alimentação. Sendo elas:
A lei não determina um teto de gastos, e o trabalhador pode fazer uma boa gestão do benefício recebido, para que possa utilizá-lo por mais tempo.
Como o cartão alimentação é carregado mensalmente, é preciso avaliar o valor ideal a ser gasto por dia ou qual é a melhor maneira de usar o benefício ao longo do mês.
Seguindo as orientações da lei, vamos ver o que não se pode comprar com o cartão alimentação, por estar fora da proposta original do benefício, que é oferecer mais qualidade de vida através da alimentação.
Talvez um dos principais produtos que não pode comprar com o cartão alimentação seja a bebida alcóolica, por ir contra a premissa básica do benefício que é gerar qualidade de vida.
Embora sejam importantes para a manutenção da casa, produtos de limpeza ficam de fora da lista de compra com vale alimentação, por não serem alimentícios.
Da mesma forma, itens para higiene pessoal devem ser adquiridos com outros recursos além do vale alimentação, mesmo que sejam vendidos no mesmo estabelecimento que os alimentos, como os supermercados.
Os cigarros seguem a mesma linha de raciocínio das bebidas alcóolicas e é um dos itens que não pode ser comprado com cartão alimentação.
Os eletrodomésticos e eletroeletrônicos facilitam nossa rotina e muitos são utilizados no preparo dos alimentos, mas não podem ser adquiridos com o benefício recebido.
Agora, vamos conferir o outro lado, ou seja, o que pode ser comprado com o vale alimentação.
Toda a parte de hortifrúti do mercado está liberada para compra com o vale alimentação – além de ser extremamente saudável.
Produtos derivados de leite, como manteiga, iogurte e queijos também estão aprovados.
As diversas formas de grãos, como feijão e lentilha, assim como os cereais (arroz, aveia etc) podem ser comprados com vale alimentação.
Estes produtos de origem animal, frescos ou congelados, podem ser adquiridos com o benefício.
Para deixar as refeições mais saborosas, os temperos, como sal, pimenta e orégano, além de azeites para preparo podem ser comprados.
Apesar de não ser uma opção muito saudável, as comidas congeladas estão liberadas para compra.
Demais tipos de bebidas sem álcool, como água, chá e sucos naturais podem ser comprados com o vale alimentação.
Aqui se enquadram os diversos tipos de pães, macarrão, massas variadas e as farinhas que podem gerar outros preparos.
Opções práticas para o dia a dia, os enlatados, como milho e ervilha, além dos biscoitos podem ser comprados com Vale Alimentação.
Outros tipos de alimentos que passam pelo processo de industrialização, como embutidos, café moído e leite em pó estão liberados.
O Ticket Alimentação é a melhor opção para disponibilizar o cartão alimentação para seus colaboradores. A Ticket faz parte do grupo Edenred e está há mais de 46 anos facilitando a vida de empresas, estabelecimentos e trabalhadores no Brasil.
Com o Ticket Alimentação, seu colaborador ainda conta com vantagens exclusivas que só quem é Ticket tem:
– Clube de descontos com cupons e cashbacks
– Conteúdos de saúde, nutrição e bem-estar
– Cursos online gratuitos com certificados
– Clube de vantagens
– E muito mais.
Agora que você já sabe o que não pode comprar com o cartão alimentação, pode orientar seus colaboradores e incentivá-los a ter uma vida mais saudável com os benefícios recebidos.
Em todos os momentos, conte com a Ticket e suas soluções para facilitar seu dia a dia. Entre em contato e saiba mais!
Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.