Uma boa gestão financeira é indispensável para garantir a sustentabilidade e competitividade da empresa. Afinal, é a partir desse gerenciamento que podem aparecer ideias inovadoras para reduzir custos e garantir a saúde da companhia. Confira 3 dicas para a redução de custos na sua empresa.
A gestão financeira é o processo que envolve análise, controle e planejamento de:
Em um mercado cada vez mais competitivo, saber onde e como estão circulando os recursos financeiros da empresa é uma competência vital para qualquer negócio. Afinal, é por meio desse gerenciamento preciso do dinheiro que se torna possível promover a redução de custos e otimização dos ganhos.
Inclusive, é comum que muitas organizações não desenvolvam todo o potencial que possuem por falta dessas análises e estratégias. Isso porque a falta de controle e planejamento as leva a sérios prejuízos financeiros que impedem investimento em áreas de crescimento.
Porém, mesmo sabendo da importância da gestão financeira, o desequilíbrio entre receitas e custos atinge 48% dos empreendedores, como apontam dados da pesquisa Desafios dos Empreendedores Brasileiros, da Endeavor.
Apesar disso, o crescimento do empreendedorismo é percebido no país – como veremos a seguir.
Empreender é sonho de 77% dos brasileiros, segundo análise da empresa de pesquisa internacional OnePoll. Porém, empreendedores esbarram em dificuldades pelo caminho – e a financeira é a principal delas. A cada quatro empresas que abrem no Brasil, uma fecha antes de completar dois anos de atuação no mercado, como apontou o último relatório do SEBRAE.
Mas este cenário não é irreversível. Longe disso. Com medidas de gestão financeira pontuais e inovadoras, é possível manter os negócios, conquistando novos mercados e alcançando equilíbrio entre despesas e receitas. Benefícios corporativos são um belíssimo exemplo para funcionar como fio condutor das 3 dicas que daremos para reduzir custos na sua empresa. Confira!
Quanto de dinheiro entra e quanto de dinheiro sai mensalmente da minha empresa? Quais são meus gastos fixos? Estas são perguntas fundamentais para guiar uma boa estratégia de redução de custos gerais da empresa.
Levantamento de funcionários, fornecedores, matéria-prima, água, luz, telefone e internet: tudo deve ser disposto em uma plataforma centralizada para que o gestor financeiro tenha respostas efetivas assim que precisar. Não só ele.
É um trabalho de empresários de pequenas empresas ou os setores de RH de médias e grandes empresas. Todos os meses, é preciso calcular os dias a serem trabalhados de cada colaborador e descontar possíveis folgas ou férias, para então fazerem o devido pagamento dos benefícios.
Com isso, ele conseguirá analisar o estado da organização, visualizar oportunidades de economia e elaborar estratégias para a redução de despesas.
Uma forma de organizar dados e ter maior controle para análise e planejamento de recursos financeiros é com o uso de ferramentas que tornam mais prática a gestão financeira. Existe um grande leque de opções, e identificar quais são as reais necessidades e perfil da sua empresa ajudará a escolher a melhor delas, tornando o processo mais dinâmico, rápido e efetivo.
No nosso exemplo de benefícios corporativos, com a plataforma da Ticket, o setor de RH da empresa consegue acompanhar os pedidos, ter acesso a relatórios e ter o controle de quem recebeu, quando recebeu e qual valor. Assim, a empresa tem o comprovativo dos pagamentos sempre consigo. Além disso, sabia que existe um serviço que presta assessoria no controle dos saldos excedentes dos cartões de benefício? E que com ele é possível reduzir em torno de 35% os gastos com vales-transportes e alimentação na sua empresa?
Uma equipe que compartilha das mesmas metas da empresa potencializa a produção e a redução de custo operacional. Para isso, o caminho é engajar os funcionários com ações internas, treinamentos e workshops que ajudam a criar um pensamento em conjunto com o negócio. Esses são alguns dos fundamentos de gestão de pessoas.
E uma grande aliada dessa atmosfera de envolvimento, é a ampliação de políticas de benefícios. Isso porque empresas que oferecem reconhecimento a seus funcionários permitem que eles se sintam parte de todo o ecossistema. Consequentemente, há um clima de contribuição mútua para os resultados.
Contratar as soluções Ticket é muito simples.
Basta acessar esse link, fazer a simulação, completar o cadastro, e começar a receber o benefício na empresa.
Se você também tem interesse em saber mais sobre porque contratar uma empresa de benefícios corporativos de credibilidade, não deixe de ler esse artigo.
Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.