Você já se perguntou por que o vale-alimentação é tão valorizado pelos trabalhadores? Esse benefício, embora não seja obrigatório para todas as empresas, desempenha um papel importante na garantia de uma alimentação saudável e no bem-estar dos colaboradores. Por isso mesmo, saber como desbloquear vale-alimentação e outras funções é tão vital para quem é ou quer ser Ticket.
Neste artigo, além de responder como desbloquear vale-alimentação, vamos entender como ele se tornou tão essencial nos pacotes de benefícios oferecidos pelas empresas e tirar as principais dúvidas sobre ele. Acompanhe!
Antes de explicar como desbloquear vale-alimentação, vale reforçar que este é um benefício não obrigatório (exceto via acordo sindical ou contratual) que muitas empresas oferecem em seus pacotes de vantagens. Seu objetivo, primordialmente, é garantir que o trabalhador tenha acesso a uma alimentação saudável, essencial para a sua saúde e seu bem-estar. Adicionalmente, é uma excelente ferramenta para atrair e reter talentos no mercado, por ser muito valorizado.
Na década de 1970, como resultado do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). A iniciativa é destinada a apoiar hábitos alimentares mais saudáveis entre os trabalhadores.
O vale-alimentação está disponível para aqueles que trabalham sob o regime da CLT e atuam em empresas que oferecem esse benefício. No entanto, em algumas categorias profissionais, o vale-alimentação é obrigatório para todos os colaboradores. Por isso, é importante que os departamentos de recursos humanos estejam atentos às regras de cada convenção. Do mesmo modo, deve saber como desbloquear vale-alimentação. Siga a leitura para descobrir a resposta!
A concessão do vale-alimentação não é uma decisão unilateral. Tanto empregadores quanto empregados podem negociar os termos, incluindo a possibilidade de descontos no benefício. Alguns optam por descontos para promover a responsabilidade compartilhada, enquanto outros preferem valorizar seus colaboradores sem descontos significativos.
Importante destacar que, embora não haja limite mínimo para o eventual desconto do benefício, o percentual máximo de coparticipação do funcionário não pode ultrapassar 20% do que é depositado mensalmente no cartão benefício.
Outro aspecto relevante a reforçar é que, caso não haja desconto (mesmo que simbólico) ao trabalhador, o vale-alimentação ganha natureza salarial e passa a ser considerado em cálculos de férias, 13º salário e eventual rescisão.
Para definir o valor do vale-alimentação, pode-se levar em consideração diversos fatores, como o custo de vida na região e as necessidades dos colaboradores. O objetivo é garantir que o valor seja suficiente para proporcionar uma alimentação adequada.
Conheça os custos com alimentação praticados na sua região acessando a Pesquisa + Valor!, criada pela Associação Brasileira das Empresas de Benefício ao Trabalhador (ABBT) e disponível no site da Ticket.
Embora o vale-alimentação seja vital na hora de abastecer a despensa, é importante lembrar que ele não pode ser usado para qualquer tipo de compra. Verduras, frutas, carnes e outros itens essenciais são bem-vindos, mas itens não alimentícios e refeições prontas devem ser excluídos da lista de compras com esse benefício!
Existem várias razões que tornam a Ticket uma das melhores empresas de benefícios do mercado.
O bloqueio do cartão é um procedimento de segurança que pode acontecer em três situações.
1 – Bloqueio preventivo sem solicitação;
2 – Quando o usuário solicita o bloqueio preventivo do cartão em caso de perda;
3 – Bloqueio por erro de digitação de senha.
É bem simples entender como desbloquear vale-alimentação da Ticket, além de ser possível fazer isso em diversos canais. Você pode fazer o desbloqueio do seu cartão acessando a área de usuário do Portal Ticket, pelo aplicativo Ticket ou pela Central de Atendimento Ticket no telefone 4004-2233*.
Se escolher o atendimento telefônico, selecione a opção 1 e, em seguida, a opção 7 para ser atendido por nossa equipe. Esteja com o seu RG e CPF em mãos e você será informado sobre como desbloquear vale-alimentação. Agora, se o bloqueio aconteceu por motivo de fraude (preventivo), você precisa falar com um de nossos atendentes.
Existem duas situações em que o bloqueio é possível. Veja qual é a sua e como besbloquear vale-alimenntação em poucos dias.
Solução: bloqueie o seu cartão pela área de usuário do Portal Ticket, pelo aplicativo ou entre em contato com a Central de Atendimento Ticket pelo telefone 4004-2233*. Se optar pelo atendimento por telefone, tecle a opção 1 e, em seguida, a opção 9.
Agora, se o bloqueio aconteceu por motivo de fraude (preventivo), já te adiantamos que você precisará falar com um de nossos atendentes, certo?
Soluções: nesse caso, é só entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 4004-2233* e pedir uma nova via do cartão. Outra opção é solicitar a reemissão do cartão pela área de usuário do Portal Ticket, pelo aplicativo ou através da Eva, assistente virtual da Ticket.
Pelo aplicativo Ticket e pelo Portal do Usuário é possível recuperar ou alterar a sua senha. Ou, se preferir, entre em contato com a nossa Central de Atendimento, pelo telefone: 4004-2233 (se você não estiver em uma capital ou região metropolitana não esqueça de usar o código da sua operadora e o seu DDD).
Perdeu o seu cartão Ticket Alimentação ou foi roubado? Primeira dica: faça um Boletim de Ocorrência (B.O.) na delegacia mais próxima.
Depois, solicite a emissão de um novo cartão, acessando a área de usuário do Portal Ticket, o aplicativo ou conversando com a Eva, nossa assistente virtual.
Ah, recadinho da Eva: o cancelamento da via perdida ou roubada é automático e isso não pode ser revertido. Então, assim: mesmo que no meio do processo de reenvio do cartão você encontre o seu cartão perdido, ele estará definitivamente cancelado. Mas fique tranquilo porque um novo vai chegar para você rapidinho!
Boa notícia: os cartões Ticket Alimentação e Ticket Restaurante não têm validade! Mas fique de olho: os valores disponibilizados neles estarão disponíveis por 180 dias. E a contagem começa na data em que você recebeu o último crédito.
Sabe aquela história de precisar desbloquear o chip do cartão na maquininha mais próxima ou acessar o site para isso? Com a Ticket você não precisa fazer nada. Recebeu o cartão benefício? É só sair usando!
Os cartões fiam inativos se não receberem crédito por 90 dias e passarem 60 dias sem uso. Se isso aconteceu com você, mas gostaria de reativar seu cartão, converse com o RH da sua empresa e veja se é possível reverter a situação. Boa sorte!
Você pode falar com a Ticket onde e quando preferir. Veja os principais canais de atendimento.
Área de Usuário Portal Ticket – aqui você se autosserve e fala com a Ticket sempre que precisar.
Fale com a Eva – nossa assistente virtual.
4004-2233* – Central de Atendimento Ticket. É 24 horas!
0800-880-0404 – Atendimento exclusivo para deficientes auditivos ou de fala.
Em resumo, o vale-alimentação é uma expressão do compromisso das empresas com a qualidade de vida de seus colaboradores. Desde sua origem nos anos 1970, com o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), até os dias de hoje, ele continua sendo uma ferramenta indispensável para promover hábitos alimentares saudáveis e garantir o bem-estar dos trabalhadores.
Por isso, saber como desbloquear vale-alimentação, além de conhecer todos os demais detalhes sobre ele é fundamental. E quando se trata de empresas que oferecem esse benefício, a Ticket se destaca não apenas pela sua abrangência e facilidade de uso, mas também pelo compromisso com a excelência e a inovação, tornando-se uma escolha confiável para milhões de pessoas em todo o Brasil. Vem ser Ticket!
Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.