Um ambiente com segurança psicológica é aquele que cria um espaço de convivência onde os membros de uma equipe se sentem seguros o bastante para expressar suas ideias, compartilhar opiniões, assumir riscos e cometer erros sem medo de retaliação ou julgamento.
No universo empresarial, este termo vem ganhando importância porque cada vez mais líderes entendem que um algo grau de segurança psicológica resulta em funcionários mais satisfeitos e alta produtividade.
E na sua empresa, como anda a segurança psicológica? Te convidamos a conhecer mais sobre o conceito e como ele pode ser disseminado. Ainda, te ajudamos a identificar sinais de insegurança psicológica, a conexão com a saúde mental e muito mais. Confira!
Amy Edmondson, PhD em comportamento organizacional e professora de liderança e gestão da Harvard Business School, é frequentemente creditada como uma das precursoras do conceito. Ela usou pela primeira vez o termo no artigo Psychological Safety and Learning Behavior in Work Teams (Segurança Psicológica e Comportamento de Aprendizado em Equipes de Trabalho), de 1999.
Desde então, o conceito de segurança psicológica vem sendo amplamente usado e aplicado em diversas áreas, incluindo liderança, gestão de equipes e inovação. E não é para menos. A segurança psicológica hoje é considerada fundamental para o desenvolvimento de ambientes de trabalho saudáveis e produtivos, onde a colaboração e a aprendizagem são encorajadas.
Como vimos, a segurança psicológica é um conceito que se refere ao grau em que os membros de uma equipe se sentem à vontade para expressar suas opiniões, compartilhar ideias, assumir riscos e cometer erros sem medo de retaliação ou julgamento. Na prática, os ambientes com segurança psicológica têm as características abaixo.
A participação ativa e a contribuição de todos os membros da equipe são estimuladas.
Isso envolve a aceitação e a valorização de opiniões e perspectivas divergentes, mesmo que sejam contrárias à visão dominante.
A empresa calcula e estimula a tomada de riscos conscientes, ou seja, mensurados, calculados e analisados. Além disso, incentiva que seus times busquem novas abordagens sem o receio de punições por possíveis falhas.
As lideranças enxergam e estimulam o aprendizado contínuo. Por isso, os membros se sentem confortáveis em explorar novas ideias e experimentar soluções inovadoras.
As pessoas se sentem à vontade para compartilhar suas preocupações, dúvidas e perguntas sem receio de serem menosprezadas.
Pessoas que vivem em ambientes psicologicamente insalubres são desmotivadas, pouco inovadoras e adoecem com mais facilidade. O clima é pesado e o medo paira no ar. Confira as características desses locais.
As pessoas temem ser perseguidas, receber críticas negativas ou punições ao expressarem suas opiniões ou cometerem erros.
Todos hesitam em apresentar suas ideias por terem medo de serem ignoradas, ridicularizadas ou desconsideradas.
As opiniões diferentes são desencorajadas, ignoradas ou consideradas uma ameaça à harmonia da equipe.
A colaboração entre as pessoas é limitada, pois os membros não se sentem à vontade para compartilhar conhecimento, experiências ou sugestões.
As pessoas são frequentemente julgadas, criticadas ou culpadas por suas contribuições, o que inibe a expressão aberta de ideias.
Convidamos Flávio Gonzaga, psicólogo clínico com especialização em psicopatologia e psicossomática, para falar sobre os impactos da falta de segurança psicológica na saúde mental das pessoas. Confira!
A segurança psicológica desempenha um papel crucial na criação de um clima organizacional saudável e produtivo nas empresas. Confira algumas razões pelas quais ela faz com que colaboradores e empresas deem um salto evolutivo.
Em ambientes onde os membros se sentem seguros para expressar ideias sem medo de críticas ou retaliações, a inovação e a criatividade florescem. A diversidade de pensamento é encorajada, levando a soluções mais inovadoras e abordagens criativas para os desafios.
A segurança psicológica promove uma comunicação aberta e transparente. Os membros da equipe se sentem mais à vontade para compartilhar informações, fazer perguntas e colaborar efetivamente. Isso fortalece os laços entre os colegas e melhora a eficiência na realização de tarefas.
Membros de equipes que se sentem seguros tendem a estar mais engajados em suas tarefas e mais satisfeitos com seus trabalhos. Eles se sentem valorizados e reconhecidos, o que contribui para um clima positivo e motivador.
Em ambientes com segurança psicológica, os erros são vistos como oportunidades de aprendizado, não como motivo de punição. Isso reduz o medo de falhar e encoraja a experimentação, contribuindo para o desenvolvimento individual e coletivo.
A segurança psicológica ajuda a construir uma cultura organizacional mais resiliente. As equipes são mais capazes de se adaptar a mudanças, superar desafios e aprender com experiências adversas quando se sentem apoiadas e seguras.
Um ambiente psicologicamente seguro promove a diversidade e a inclusão, pois as pessoas se sentem mais incentivadas a expressar suas identidades, experiências e perspectivas únicas. Isso cria uma cultura mais rica e acolhedora.
Líderes que cultivam a segurança psicológica em suas equipes são mais eficazes. Eles são vistos como acessíveis, abertos ao feedback e capazes de construir relacionamentos sólidos com seus liderados.
Ambientes de trabalho onde a segurança psicológica é priorizada são mais propensos a reter talentos. Isso ocorre porque profissionais tendem a permanecer em organizações onde se sentem valorizados e respeitados.
Um ambiente com alta segurança psicológica tende a reduzir o estigma associado à saúde mental. Aumenta a probabilidade de colaboradores procurarem apoio e tratamento quando necessário, sem medo de discriminação ou julgamento.
Em locais onde há segurança psicológica, as pessoas se expressam sem preocupações, recebem apoio e equilibram as demandas do trabalho, podendo prevenir a exaustão mental e o burnout.
A segurança psicológica permite que os colaboradores sejam autênticos e genuínos em seu ambiente de trabalho. Isso reduz a carga mental associada à necessidade de mascarar a verdadeira identidade ou os sentimentos.
Identificar sinais de que a segurança psicológica em uma área ou empresa não está bem é necessário para que a organização possa intervir e promover um ambiente mais saudável. Veja alguns dos sinais que podem indicar que a segurança psicológica não está sendo adequadamente mantida.
Colaboradores evitam participar em discussões ou expressar suas opiniões durante reuniões. A comunicação é limitada, e as equipes podem parecer relutantes em compartilhar ideias.
Existe um clima de medo que faz com que colaboradores fiquem apreensivos por opinar ou cometer erros, já que a penalização em resposta a erros é comum.
Um aumento significativo nos níveis de estresse e ansiedade entre os colaboradores pode indicar um ambiente de trabalho prejudicial à saúde mental.
Um turnover elevado pode ser um sinal de que os colaboradores não se sentem satisfeitos ou seguros em permanecer na empresa.
A disseminação constante de fofocas e rumores pode indicar um ambiente onde as pessoas se sentem inseguras e recorrem a esses comportamentos como uma forma de lidar com a incerteza.
A ausência de iniciativas inovadoras e criativas pode sugerir que os colaboradores se sentem inibidos em compartilhar novas ideias ou assumir riscos.
Colegas que possuem pendências ou rusgas entre si podem criar um ambiente de tensão ou hostilidade.
Colaboradores desengajados e sem motivação para realizar suas tarefas podem indicar um ambiente onde não se sentem apoiados ou valorizados.
Resultados consistentemente negativos nas pesquisas de satisfação dos funcionários indicam que as coisas não vão bem.
A falta de programas de bem-estar e suporte emocional sugere que a empresa não está dando prioridade à saúde mental dos colaboradores.
Questões ligadas a problemas psicoemocionais são tratadas de forma preconceituosa ou jocosa, constrangendo os colaboradores que precisam lidar com esses problemas.
É importante que os líderes e a equipe de recursos humanos estejam atentos a esses sinais e tomem medidas para resolver os problemas. Quanto antes as intervenções ocorrerem, menos “contaminada” ficará a equipe.
A liderança desempenha um papel fundamental na criação e manutenção de um ambiente seguro e psicologicamente saudável para os colaboradores.
No entanto, o desafio de promover um espaço em que todos se sintam seguros para serem quem são está longe de ser trivial.
Para se ter ideia, uma pesquisa global da consultoria McKinsey realizada durante a pandemia confirma que, de modo geral, apenas um número reduzido de líderes empresariais apresenta os comportamentos positivos capazes de criar esse clima na força de trabalho.
Para te ajudar nessa tarefa, criamos uma lista de ações que devem ser adotadas para impactar positivamente suas equipes e criar uma atmosfera segura.
Mantenha a abertura na comunicação para cria um ambiente onde os colaboradores se sentem à vontade para expressar suas opiniões e preocupações.
Incentive a diversidade de pensamento e demonstre que valoriza opiniões divergentes. Isso contribui para um ambiente onde diferentes perspectivas são respeitadas.
Oriente e dê suporte em vez de punição quando os erros ocorrerem. Isso contribui para a construção de um clima de aprendizado.
Assuma a responsabilidade por suas ações e reconheça seus próprios erros, criando um exemplo positivo para a equipe. Isso encoraja a responsabilidade mútua e reduz o medo de represálias.
Demonstre interesse no desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores. Isso faz com que os membros da equipe se sentem apoiados em suas trajetórias de crescimento.
Seja confiável, cumpra promessas e demonstre integridade. Isso inspira lealdade, comprometimento e gera na equipe o sentimento de apoio e aceitação.
Fortaleça o senso de valor dos seus colaboradores reconhecendo e celebrando suas conquistas, sejam elas individuais ou coletivas. Isso torna o ambiente mais positivo e motivador.
Seja um promotor da diversidade e da inclusão, garantindo que todos os membros da equipe sintam que suas identidades e contribuições são valorizadas.
Lide com conflitos de maneira justa e imparcial. Isso inclui ouvir todas as partes envolvidas e buscar soluções que promovam a reconciliação e o entendimento.
Seja referência para sua equipe. Pratique o comportamento que deseja ver, estabelecendo padrões elevados de respeito, colaboração e ética.
Para evoluir, é preciso entender em que estágio de segurança psicológica uma companhia está. Diversos métodos qualitativos e quantitativos podem ajudar nesse desafio. Confira algumas estratégias.
Desenvolva questionários específicos para medir a percepção dos funcionários sobre a segurança psicológica no ambiente de trabalho.
Inclua perguntas sobre a disposição dos funcionários em expressar opiniões divergentes, assumir riscos e cometer erros sem medo de retaliação.
Utilize escalas de avaliação para medir o nível de concordância ou discordância em relação às afirmações relacionadas à segurança psicológica.
Realize entrevistas individuais ou grupos focais para obter insights mais aprofundados sobre as experiências e percepções dos funcionários.
Explore exemplos específicos de situações em que os funcionários se sentiram ou não psicologicamente seguros.
Implemente processos de feedback 360 graus para permitir que os funcionários deem opiniões anônimas sobre o ambiente de trabalho, incluindo a segurança psicológica. Isso pode envolver avaliações de colegas, subordinados, supervisores e autoavaliações.
Analise regularmente as métricas de engajamento dos funcionários, incluindo pesquisas de satisfação, para identificar tendências relacionadas à segurança psicológica. A baixa pontuação em áreas relacionadas à segurança psicológica pode indicar áreas de melhoria.
Observe o comportamento das pessoas na organização, como reações a mudanças, discussões em reuniões e a abertura à expressão de ideias. Analise como os líderes lidam com divergências de opinião e erros dentro da equipe.
Avalie as políticas organizacionais e as práticas de gestão para garantir que elas promovam a segurança psicológica. Identifique e elimine aquelas que possam criar um ambiente de medo ou desencorajar a expressão aberta.
Ofereça treinamento regular sobre segurança psicológica para líderes e equipes, promovendo a conscientização e dando ferramentas para promover um ambiente psicologicamente seguro.
A avaliação da segurança psicológica não é uma atividade única. Realize avaliações periodicamente para acompanhar as mudanças ao longo do tempo e ajustar estratégias conforme necessário.
Para te ajudar no processo de mensuração da segurança psicológica de sua empresa, preparamos um modelo de questionário que pode ser aplicado em companhias de todos os segmentos e portes. Mas lembre-se: ele é apenas um ponto de partida e pode ser adaptado de acordo com as necessidades específicas da sua organização.
Crie um questionário com as perguntas a seguir e os campos “concordo totalmente”, “concordo”, “neutro”, “discordo” e “discordo totalmente”. Ao entregar o questionário, peça que o colaborador assinale a resposta que represente a sua realidade no ambiente de trabalho. Depois, analise as respostas, faça o diagnóstico e implemente ações de melhoria, caso sejam necessárias.
Recomendamos que a pesquisa seja anônima para encorajar a sinceridade nas respostas!
Todos os membros da equipe desempenham um papel importante na promoção da segurança psicológica no ambiente de trabalho. Confira algumas maneiras práticas de fazer a diferença:
Demonstre respeito. Trate seus colegas com respeito e empatia. Respeite as opiniões, experiências e perspectivas dos outros.
Incentive a participação. Estimule os colegas a darem suas opiniões e semelhantemente, ouça suas contribuições com atenção.
Seja aberto ao feedback. Receba de coração um feedback construtivo e encare as críticas, primordialmente, como oportunidades de aprendizado.
Evite fofocas e julgamentos. Seja consciente das suas ações e não faça intrigas, bem como julgamentos desnecessários sobre os colegas.
Ofereça apoio. Demonstre solidariedade com a finalidade de apoiar os colegas que estão passando por momentos difíceis.
Reconheça e comemore sinceramente as conquistas dos colegas. Celebre as vitórias e os reconhecimentos dos seus colegas de maneira sincera, sem menosprezar seus esforços.
Seja proativo para resolver conflitos. Aborde o conflito de modo construtivo, buscando, de fato, soluções colaborativas com o intuito de preservar o ambiente de trabalho saudável.
Promova a diversidade e inclusão. Reconheça e valorize as diferenças. Dê voz, aculture-se sobre cada perfil identitário e, principalmente, combata o preconceito e a discriminação, sempre de modo respeitoso.
Seja consciente do impacto das suas palavras e ações. Tenha cuidado ao interagir com as pessoas. Lembre-se de que, assim como você, todos devem ser valorizados, respeitados e apoiados.
Lute pela mudança positiva. Defenda a segurança psicológica identificando áreas de melhoria e criando, de fato, iniciativas com o propósito de promover um ambiente mais seguro.
Certamente alguns grupos tendem a ser mais vulneráveis à insegurança psicológica. Isso se deve, principalmente, a uma combinação de fatores que o indivíduo traz na sua vivência.
Novos colaboradores. Pessoas recém-contratadas podem, eventualmente, se sentir mais vulneráveis, principalmente se não houver um processo de integração eficaz. Da mesma forma, se houver falta de clareza sobre expectativas e cultura organizacional desde o início.
Colaboradores em posições de menor hierarquia. Funcionários em posições de menor hierarquia podem se sentir mais inibidos ao expressar opiniões ou preocupações, temendo retaliação ou desconsideração devido à hierarquia organizacional. Esse sentimento é potencializado quando há relações hierárquicas muito rígidas.
Membros de grupos minoritários. Indivíduos pertencentes a todo tipo de minorias dentro das organizações podem enfrentar desafios adicionais relacionados à insegurança psicológica, incluindo microagressões, discriminação, assim como falta de representatividade.
Colaboradores com diferenças culturais ou linguísticas. Pessoas que enfrentam barreiras culturais ou linguísticas podem ser alvo de chacotas ou se sentirem excluídas. As dificuldades de comunicação podem, como resultado, gerar isolamento do funcionário, agravando a situação.
Pessoas com problemas de saúde mental. Colaboradores que enfrentam problemas de saúde mental podem se sentir mais vulneráveis, principalmente se não houver uma cultura organizacional que promova o tema, facilitando, desse modo, a relação interpessoal.
Grávidas ou novas mães/pais. Mulheres grávidas ou colaboradores que acabaram de se tornar pais podem se sentir vulneráveis, enfrentando possíveis preconceitos ou preocupações relacionadas ao equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
Pessoas que já sofreram bullying ou assédio. Pessoas que têm histórico de bullying ou assédio podem se desestabilizar ainda mais à insegurança psicológica, especialmente se essas experiências não foram adequadamente tratadas.
Colaboradores em situações de mudança organizacional. Em períodos de mudança, como fusões, aquisições ou reestruturações, os colaboradores podem, eventualmente, sentir medo, incerteza e vulnerabilidade, afetando, assim, a segurança psicológica.
Dentro das empresas, há diversos órgãos e áreas que têm a missão de garantir que as relações interpessoais sejam éticas e, por conseguinte, respeitosas. Por isso mesmo, são aliados dos colaboradores e podem ser guardiões da segurança psicológica promovendo diversas ações. Veja algumas delas.
– Desenvolver políticas de promoção de um ambiente de trabalho saudável, incluindo primordialmente as diretrizes para a segurança psicológica e prevenção de práticas prejudiciais.
– Oferecer programas de treinamento em habilidades interpessoais, bem como gestão de estresse e resolução de conflitos, com a finalidade de fortalecer as capacidades emocionais dos colaboradores.
– Implementar programas de bem-estar que abordem aspectos físicos, assim como emocionais, da saúde dos colaboradores.
– Realizar avaliações regulares do ambiente de trabalho com a finalidade de identificar fatores que impactam negativamente a segurança psicológica, como por exemplo, a falta de apoio.
– Implementar intervenções para reduzir riscos psicossociais, como sobrecarga de trabalho, falta de reconhecimento ou eventualmente ambientes de trabalho pouco saudáveis.
– Promover uma comunicação interna aberta e transparente, incentivando, portanto, o diálogo entre colaboradores e liderança. Nesse sentido, garantir que as informações importantes sejam comunicadas de maneira clara e acessível.
– Estabelecer canais de feedback eficazes, incluindo meios anônimos, para que os colaboradores possam expressar preocupações, sugestões e elogios.
– Colaborar com o RH na criação de políticas antidiscriminatórias que, primordialmente, protejam os colaboradores contra discriminação e assédio, contribuindo, assim, para a segurança psicológica.
– Oferecer orientação jurídica sobre questões relacionadas à segurança psicológica, com a finalidade de que a empresa esteja em conformidade com as leis e regulamentos pertinentes.
– Desenvolver programas que abordem habilidades emocionais, inteligência emocional, assim como gestão do estresse.
– Oferecer treinamento em resolução de conflitos com o intuito de capacitar os colaboradores a lidarem com desafios interpessoais de maneira construtiva.
– Implementar iniciativas que abordem a qualidade de vida dos colaboradores, como flexibilidade no trabalho, programas de apoio à família e, além disso, benefícios que promovam o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
Amy Edmondson, considerada a criadora do conceito, propõe cinco fundamentos essenciais para criar um ambiente onde os membros da equipe se sintam à vontade para expressar suas opiniões, assumir riscos e, além disso, aprender coletivamente.
Em conclusão, a segurança psicológica é atributo essencial para empresas sob o aspecto da satisfação dos seus colaboradores e, ao mesmo tempo, dos resultados. Duas premissas fundamentam essa visão.
Em primeiro lugar: colaboradores satisfeitos, que se sentem respeitados, valorizados e estimulados entregam, de modo quase instintivo, suas melhores versões. Esse mood é retroalimentado pelo dia a dia de boas relações, aceitação e aprendizagem.
Em segundo lugar e consequentemente: colaboradores altamente motivados entregam mais resultado financeiro, são mais inovadores, mais comprometidos com os clientes e, da mesma forma, promotores da empresa na qual trabalham. Inegavelmente, companhias com excelente clima organizacional estão entre as mais bem posicionadas no mercado.
Assim, investir no desenvolvimento da segurança psicológica em sua empresa, envolvendo a alta liderança no processo, é urgente e mandatário. Comece hoje mesmo!
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