Em alguns locais com trabalho muito burocrático, é fácil desumanizar o colaborador e fazer cobranças absurdas. Em outros, que enfatizam o alcance de objetivos, é muito comum a exigência de metas surreais. Mas é preciso adaptar o ambiente de trabalho às pessoas, uma prática fundamental de como geri-las e como ter uma visão sobre os processos em que elas estão inseridas.
Você nota insatisfação nos colaboradores da empresa? Acha que o local não está adequado à equipe? Veja algumas dicas para mudar isso:
Veja como proporcionar um local de trabalho humanizado:
O estresse é um dos fatores que mais levam os colaboradores à aposentadoria por invalidez. Algumas pesquisas apontam o brasileiro como o segundo povo mais estressado, ficando atrás apenas do japonês.
O alto nível de estresse pode levar o profissional a desenvolver problemas físicos (acne, alergias de pele, gastrite e cardiopatias) e emocionais (transtorno obsessivo compulsivo, ansiedade, síndrome do pânico e depressão). Ele pode ser causado por cobranças surreais, carga de trabalho alta e assédio sexual ou moral.
Pesquisas de satisfação são essenciais para que o setor de Recursos Humanos avalie como anda a percepção do colaborador sobre a empresa. Essa é a oportunidade que ele tem para opinar anonimamente sobre processos, equipamentos e gestores.
No entanto, as pesquisas devem se mostrar efetivas! Não adianta apenas dar um feedback dizendo que as opiniões forma consideradas. O profissional quer ver mudanças.
O uso de chatbots para o primeiro atendimento e de sistemas de automação para processos administrativos, financeiros e de marketing permite que os colaboradores se dediquem a tarefas mais estratégicas, que demandam conhecimento e trazem oportunidade de destaque na profissão. Aposte neles!
É essencial que a empresa seja aberta às minorias. Negros, mulheres e LGBTs, por exemplo, devem ter seu espaço garantido.
Isso não significa a inclusão de pessoas sem aptidões ou qualificações, mas que esse público não seja discriminado por se diferenciar do perfil padrão de grandes organizações.
Pessoas de religiões, origens e culturas diferentes trazem uma pluralidade de ideias, opiniões e críticas que pode acrescentar muito às estratégias da empresa.
Para adaptar o ambiente de trabalho às pessoas, é essencial que haja uma mudança de comportamento da alta gerência. Se o gestor tiver mente fechada, fizer comentários preconceituosos e não trabalhar a empatia, as exigências absurdas continuarão, as equipes não poderão demonstrar novas ideias para mudar processos engessados e o estresse continuará. Além disso, todo o trabalho de recursos humanos parecerá apenas fachada, já que, efetivamente, nada mudou.
Diversidade também abarca uma estrutura adequada a pessoas com deficiência. Rampas, elevadores, cômodos e equipamentos são de praxe, mas a adaptação também deve ser promovida entre o público interno.
É essencial que a equipe de trabalho não discrimine a pessoa com deficiência ― isso inclui tanto fazer piadas quanto subestimar a capacidade do profissional.
O setor de Recursos Humanos deve fazer uma mensuração de como anda a aceitação do público interno sobre a inclusão de profissionais com deficiência. Só assim será possível criar programas de conscientização para que um futuro colaborador não sofra com represálias ou barreiras na comunicação.
Adaptar o ambiente de trabalho às pessoas pode não ser fácil, mas é primordial para um dia a dia saudável. Acha que este post pode ajudar as empresas a se tornarem mais inclusivas? Compartilhe-o no LinkedIn e divida essas dicas com outros profissionais!
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